2. Dezember 2020

Os suportes de Bitcoin podem em breve entrar na DeFi com base móvel na Celo

A plataforma Celo blockchain, projetada para aplicações financeiras, agora tem uma ponte para Bitcoin via ERC-20 token tBTC.

Em resumo

  • O tBTC é um símbolo de Bitcoin-pegged.
  • Celo é uma plataforma de cadeia de bloqueio aberta dedicada a trazer ferramentas financeiras para as massas.
  • Os portadores de Bitcoin agora podem usar o tBTC para acessar a plataforma Celo.

O tBTC é uma ficha Bitcoin-pegged ERC-20 que permite aos portadores de Bitcoin participar do financiamento descentralizado na cadeia de blocos Ethereum. Agora, a Celo quer que os porta-moedas Bitcoin a utilizem em sua plataforma.

A Fundação Celo e a tBTC anunciaram hoje que estão criando uma ponte entre a Bitcoin e a plataforma Celo.

Marek Olszewski, CTO da cLabs, o grupo que criou a cadeia de blocos Celo, disse: „Selecionamos a tBTC como a forma segura de estabelecer uma ponte entre os porta-blocos da BTC e a comunidade Celo. Compartilhamos os valores centrais das equipes por trás do tBTC para tornar as ferramentas financeiras acessíveis“.

A Celo é uma plataforma de cadeia de bloqueio para a criação de ferramentas DeFi para telefones celulares – não necessariamente do tipo que ajuda a ganhar 1.000% de juros sobre a mais recente moeda obscura com temática alimentar, mas do tipo que visa facilitar a inclusão financeira global. Seu cliente leve pode supostamente ser usado em qualquer smartphone, mesmo em áreas com baixa conectividade à Internet.

A Celo chegou ao ponto de formar algo como um concorrente ao projeto Libra do Facebook, chamado Aliança para a Prosperidade. Seus membros se dedicam ao uso de tecnologia de cadeia de bloqueio – e, de forma crucial, ao trabalho estável da Celo – em direção a um mundo financeiramente inclusivo, onde todos têm acesso ao crédito e ao capital.

No entanto, como Bitcoin constitui a maior parte do limite do mercado de moedas criptográficas, a Celo vê isso como a chave para seus planos de longo prazo. „Aproveitar essa liquidez e tornar possível o uso do Bitcoin em aplicações DeFi, e como garantia na reserva programática de moedas estáveis da Celo, será crucial para o crescimento a longo prazo da economia criptográfica“, disse em um comunicado de imprensa.

O tBTC, construído pela Keep, é como o wBTC (wrapped Bitcoin), que é emitido pela BitGo, mas é projetado para ser descentralizado. Um representante da tBTC disse à Decrypt, „a tBTC na Celo permitirá que todos os usuários do ecossistema Celo utilizem o Bitcoin nativamente nas carteiras e dApps da Celo“.

E ele imagina muitos usuários em potencial.

„Através da ponte tTBC da Celo, o Bitcoin se tornará facilmente acessível aos 6 bilhões de usuários de smartphones no mundo inteiro de forma sem permissão e sem custodialidade“, concluiu o comunicado de imprensa.