18. April 2021

JPMorgan: A Ascensão do Bitcoin com as Despesas de Ouro; Preço de BTC ultrapassado, Bullion Due for Recovery

Bitcoin é tão antigo quanto o ouro para a nova geração, com a adoção institucional da primeira apenas começando, enquanto para a segunda está muito avançada.

JPMorgan Chase diz que a ascensão dos ativos digitais pode fazer o ouro sofrer.

Enquanto o dinheiro era derramado no Bitcoin Loophole em outubro, o ouro viu uma quantidade recorde de vazões. De acordo com os estrategistas quantitativos do banco, incluindo Nikolaos Panigirtzoglou, esta tendência só vai continuar a longo prazo à medida que mais investidores institucionais tomarem uma posição no maior ativo criptográfico.

Nos últimos meses, muitos reconheceram o Bitcoin como uma boa alternativa ao ouro, e o JPMorgan é apenas um deles. Como relatamos, até mesmo Ray Dalio está se aquecendo ao ouro digital, com o Citi, Wells Fargo, Deutsche Bank e outros vendo o Bitcoin como um diversificador do metal amarelo.

Em comparação com os 156% de Bitcoin que retornam o YTD sem sequer atingir os $20k ainda, o ouro só teve ganhos de 20,5% em 2020 após atingir um novo pico.

„A adoção do bitcoin por investidores institucionais só começou, enquanto para o ouro, sua adoção por investidores institucionais está muito avançada“, escreveram os estrategistas do JPMorgan.

De acordo com os cálculos do banco, por enquanto, o bitcoin representa apenas 0,18% dos ativos de escritórios familiares em comparação com os 3,3% de ETF de ouro.

No entanto, o Bitcoin está vendo muita demanda, como visto com o Grayscale Bitcoin Trust, que viu uma entrada de quase 2 bilhões de dólares desde outubro, enquanto os ETFs de ouro tiveram uma saída de 7 bilhões de dólares durante o mesmo período.

„Se esta tese de médio a longo prazo se provar correta, o preço do ouro sofreria com um vento de proa estrutural nos próximos anos“, escreveram os estrategistas do JPMorgan.

A curto prazo, o banco vê os preços do Bitcoin serem superados, daí uma venda com o ouro a ser recuperado.

No entanto, muitos acreditam que tanto o ouro quanto o bitcoin devem fazer parte de uma carteira. Até Dalio disse que o Bitcoin tem semelhanças com o ouro e outras lojas de riqueza.

„Os compradores de ouro não se importam com o que JPM pensa“. Os americanos não compram ou possuem muito ouro. 92% da demanda está fora dos EUA. Bitcoin o cavalo mais rápido e pode subir 20x – valeria 6 trilhões de dólares. Se assim for, o ouro dobra para 20 trilhões de dólares no valor de mkt. Há muito valor para percorrer“, disse Dan Tapiero, co-fundador da 10T Holdings.